«Mais do que qualquer outra invenção singular, a escrita transformou a consciência humana» (Walter Ong) |
Figur@ções: Games e Literatura Eletrônica
Luis Filipe B. Teixeira (Editor e Organizador) | INTERSEMIOSE | Revista Digital | ANO II, N. 04 | Jul /Dez 2013 | ISSN 2316-316X
Este número quatro da Revista Intersemiose aborda as temáticas (de cruzamento) entre os Games e a Literatura Electrónica no contexto das várias figur@ções que, quer cada uma, quer ambas num processo de cross media, foram e vão assumindo desde sempre.
Escusando-nos de referir a importância primacial destas temáticas em termos da Cultura Contemporânea, quer encaradas individualmente, quer nesses mesmos cruzamentos, este número foi pensado e construído para atingir dois objectivos essenciais, a saber:
a) Por um lado, organizar um conjunto de ensaios escritos por alguns dos/das melhores especialistas internacionais nestas áreas, delineando e apresentando algum do aparelho teórico-prático que é comum a estas temáticas, bem como algumas das suas géneses e fronteiras; b) E, por outro, disponibilizar, de forma alargada, compilada e facilmente acessível, produção ensaística que permita, a quem assim entender, quer ficar da posse de alguma dessa reflexão basilar e genesíaca; quer, de modo mais aprofundado, ter acesso a algumas vertentes do state of the art destas áreas científicas, configurando os caminhos por onde elas se têm desenvolvido.
Dentro deste espírito, organizámos um número, simultaneamente, com preocupações científicas e pedagógicas e, por outro, tentando fornecer ensaios que permitam uma reflexão alargada, cartografada, que abram para outras abordagens e conclusões, sempre de implementar, desde logo, a partir do próprio Programa de Pós-Graduação em que se insere e das suas várias linhas de investigação: o NELI-Núcleo
de Estudos em Literatura e Intersemiose da Universidade Federal de Pernambuco. Evidentemente, desde já, queremos deixar aqui gravados os nossos agradecimentos a todos os que colaboraram neste número, desde logo, a todos os Autores que, prontamente, se disponibilizaram, ou a enviar os ensaios já anteriormente publicados, dispensando os respectivos direitos autorais; quer aqueles que aceitaram o repto e nos brindaram com ensaios originais enquadrados pelos objectivos e espírito deste número da Intersemiose.
A todos, internacionalmente considerados, o nosso muito obrigado. (da «Apresentação»)
Índice
Apresentação
Prof. Dr. Luís Filipe B. Teixeira
Literary Theory and Computer Games
Julian Kücklich
Interactive Narrative, Plot Types, and Interpersonal Relations
Marie-Laure Ryan
Games e Literatura Electrónica: Continuidades, Reconfigurações e Metamorfoses
Luís Filipe B. Teixeira
Cultura Digital, Redes e suas Perturbações Sistêmicas
Erick Felinto
Jogos e Instrumentos Textuais: A Poesia Algorítmica de Jim Andrews
Manuel Portela
Ângulos e virtualidades do texto virtual
Pedro Barbosa
Inanimate Alice: O Bildungsroman da Era Digital
Ermelinda Maria Araújo Ferreira
Gaming Literacy: Game Design as a Model for Literacy in the Twenty-First Century
Eric Zimmerman
Between particularity and the construction of the world. Mimesis in video games – levels, types, and contexts
Jan Stasieńko
Migrações do som no Cinema para os Videojogos: Associações promovidas pelas combinações audiovisuais em sessões de jogo
Rui Miguel R. Gaio
Fairy tale trans-migrations: the case of Little Red Riding Hood
Susana Tosca
Digital Games and the American Gothic: Investigating Gothic Game Grammar
Tanya Krzywinska
Survivance: An Indigenous Game for Change
Elizabeth LaPensée
Games: delineando novos percursos de interação
Lynn Alves, Vanessa Rios e Thiago Calbo
O Lobo é mais sexy que a Vovozinha: The Path e os limites da transgressão nos Jogos Digitais
Roger Tavares
Retrogaming Revisitado
Jorge Martins Rosa
RESENHA – Cibertexto: Perspectivas sobre a Literatura Ergódica
Thiago Corrêa Ramos
Apresentação
Prof. Dr. Luís Filipe B. Teixeira
Literary Theory and Computer Games
Julian Kücklich
Interactive Narrative, Plot Types, and Interpersonal Relations
Marie-Laure Ryan
Games e Literatura Electrónica: Continuidades, Reconfigurações e Metamorfoses
Luís Filipe B. Teixeira
Cultura Digital, Redes e suas Perturbações Sistêmicas
Erick Felinto
Jogos e Instrumentos Textuais: A Poesia Algorítmica de Jim Andrews
Manuel Portela
Ângulos e virtualidades do texto virtual
Pedro Barbosa
Inanimate Alice: O Bildungsroman da Era Digital
Ermelinda Maria Araújo Ferreira
Gaming Literacy: Game Design as a Model for Literacy in the Twenty-First Century
Eric Zimmerman
Between particularity and the construction of the world. Mimesis in video games – levels, types, and contexts
Jan Stasieńko
Migrações do som no Cinema para os Videojogos: Associações promovidas pelas combinações audiovisuais em sessões de jogo
Rui Miguel R. Gaio
Fairy tale trans-migrations: the case of Little Red Riding Hood
Susana Tosca
Digital Games and the American Gothic: Investigating Gothic Game Grammar
Tanya Krzywinska
Survivance: An Indigenous Game for Change
Elizabeth LaPensée
Games: delineando novos percursos de interação
Lynn Alves, Vanessa Rios e Thiago Calbo
O Lobo é mais sexy que a Vovozinha: The Path e os limites da transgressão nos Jogos Digitais
Roger Tavares
Retrogaming Revisitado
Jorge Martins Rosa
RESENHA – Cibertexto: Perspectivas sobre a Literatura Ergódica
Thiago Corrêa Ramos