Início » Oficinas de Escrita Criativa/Storytelling

Oficinas de Escrita Criativa/Storytelling

As Oficinas de Escrita Criativa/Storytelling das ESCRITAS MUTANTES ® pretendem formar nas diversas vertentes envolvidas nesta área e competência transversal a variados domínios.

Com as Oficinas de Escrita Criativa/Storytelling pretende-se facultar, de acordo com o público-alvo envolvido, de forma certificada, ferramentas de 'desbloqueio' de escrita(s), desde o momento projectual e de concepção até à realização final do projecto idealizado, traçando percursos, analisando e avaliando outros, recomeçando, mas avançando sempre (da concepção à criação).

Nas Oficinas de Escrita Criativa/Storytelling das ESCRITAS MUTANTES ® desenvolvem-se e aplicam-se exercícios sobre as várias mutações da(s) escrita(s), desde exemplos literários até exercícios simples devidamente testados, estudando e promovendo o processo de criação da escrita, nas suas diversas fases e realizações, num constante work in progress de descoberta, redescoberta/melhoramento, aperfeiçoamento e realização.

Como escreveu Tarkovsky, «assim como o escultor toma um bloco de mármore e, guiado pela visão interior de sua futura obra, elimina tudo o que não faz parte dela – do mesmo modo o cineasta, a partir de um «bloco de tempo» constituído por uma enorme e sólida quantidade de factos vivos, corta e rejeita tudo aquilo de que não necessita, deixando apenas o que deverá ser um elemento do futuro filme, o que mostrará ser um componente essencial da imagem cinematográfica.» (A. Tarkovsky, Esculpir o Tempo (1990)). Aqui, também se trata de exercitar este «partir pedra», esculpindo as palavras (mutantemente), escrevendo-as e associando-as até ao objectivo final.

Cada uma das Oficinas de Escrita Criativa/Storytelling das ESCRITAS MUTANTES ® levará em atenção o contexto e públicos que as frequentam, de modo individualizado, adequando-se a essa(s) realidade(s), nomeadamente, empresarial(ais).

Com efeito, o storytelling como ferramenta empresarial já não é uma novidade: já foi desenvolvido e aplicado em aulas e MBAs da Universidade de Harvard, onde as narrativas e suas vantagens nas melhorias de rendimento são estudadas nas suas diversas dinâmicas. É que, as narrativas em termos de organização, metodologia discursiva e retórica, produz efeitos positivos, desde logo, em termos motivacionais, comunicacionais, de eficácia e segurança dos colaboradores.

Estas Oficinas de Escrita Criativa/Storytelling das ESCRITAS MUTANTES ® podem ser levadas a efeito a partir de propostas Institucionais ou de Empresas, organizando-se e promovendo-se Cursos à medida do que se pretende (quer em termos de conteúdos/objectivos quer de tempo(s) de duração) e da(s) Instituição(ões) onde elas terão lugar. Poderão assumir um carácter mais «Introdutório» ou mais «Aprofundado» (e direccionado).

Caso assim seja entendido, poderão ser totalmente presenciais ou em regime misto (presencial e e-learning), em que a parte de e-learning é leccionada através da Ac@dEMia.

 


Enviar    Imprimir

Copyright © 2017 | Luis Filipe B. Teixeira
powered by: CANALPT
Creative Commons License